Mural de avisos

Documentos Digitais: Nova Funcionalidade “Publicar no portal da transparência” e outras atualizações

Documentos Digitais: Nova Funcionalidade “Publicar no portal da transparência” e outras atualizações

by GUSTAVO SESTER -
Number of replies: 0
Para saber mais sobre as nossas ações de formação, acesse: https://treinamentos.spsempapel.sp.gov.br/
Sem Papel
icone_aviso.png aviso

Nova Funcionalidade “Publicar no portal da transparência” e outras atualizações

Prezado Usuário,

Em continuidade às ações e melhorias que facilitem a visualização e, por consequência, a transparência dos documentos abertos referentes aos gastos realizados pelo Estado para o combate à pandemia de COVID-19, o serviço Documentos Digitais disponibiliza nova funcionalidade, conforme descrição abaixo.

Para tornar seu documento apto para publicação no Portal da Transparência do COVID-19, disponível em: (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/transparencia/), siga as orientações a seguir.

1. Na página do documento que deseja publicar no portal, clique sobre a funcionalidade “Publicar no Portal da Transparência”.

mesa_virtual.png

ATENÇÃO: A funcionalidade só estará disponível aos documentos aptos para uso: assinado, sob sua posse e que não esteja cancelado/sem efeito.

2. Ao clicar, você será redirecionado para a tela que realiza a ação.

documento.png

A. Confira o número do documento que está disponível para publicação no portal.

B. Observe que o documento terá seu acesso redefinido para público, ou seja, visível a qualquer usuário do serviço e não mais limitado entre as lotações por onde tramitou.

C. Utilize o marcador “Nota de Empenho”, para identificar se no seu documento já foi juntada a nota de empenho, e o marcador “COVID-19”, para identificar que o processo diz respeito ao Covid-19. A seleção das marcações não é de preenchimento obrigatório, e caso você já tenha incluído os marcadores, não é necessário repetir a operação nessa tela.

D. Clique no botão “Enviar para publicação”.

O serviço gera um link permanente de acesso ao documento. Caso deseje visualizá-lo para conferência, clique em “Endereço Permanente”.

link_de_endereço.png

3. Na tela apresentada, clique em “Não sou um robô” e, na sequência, no botão “Clique aqui para prosseguir”. A primeira página do documento será exibida na tela, em formato PDF. Clique no botão “Completo” para visualizar todas as páginas.

visualizar_paginas.png

ATENÇÃO: Essa operação não poderá ser desfeita.

O documento carregará, em sua situação, as marcações definidas e a indicação “Portal da transparência”, conforme imagem abaixo.

situacao_documento.png

A operação ficará também registrada no histórico do documento, conforme imagem a seguir.

geral_portal_transparencia.png

Além da funcionalidade “Publicar no Portal da Transparência”, foram publicadas as melhorias e correções descritas a seguir.

1. Melhoria na funcionalidade “Arquivos Auxiliares”. Ao clicar no botão “Cancelar”, para excluir um arquivo, é exibida mensagem de confirmação, conforme imagem abaixo.

arquivos_auxiliares.png

2. Melhoria na verificação de data no campo “Data da devolução”, exibido na funcionalidade “Tramitar”. Não é mais permitida a tramitação com data de devolução retroativa, conforme imagem a seguir.

tramitar.png

ATENÇÃO: Apenas indique a “Data da devolução” no caso de o documento ter que voltar para a unidade produtora. Caso deseje apenas indicar urgência ou prioridade, utilize a funcionalidade “Definir marcador”.

3. Melhoria na funcionalidade “Gerar Protocolo”. Agora, a tela na qual se visualiza as movimentações exibe o horário que a ação foi realizada.

4. Correção na operação “Esqueci minha senha”. Envio intermitente de e-mail aos usuários.

5. Correção na “Mesa Virtual” para exibição dos documentos temporários (TMP) apenas na seção “Em elaboração” e a não exibição de documentos cancelados.

6. Correção no cadastro de função de confiança, para permitir a “/” nas cargas de funções de confiança.

7. Disponibilização das funcionalidades “Histórico de tramitação” e “Reordenar itens”.

Para mais informações, acesse o “Manual Básico de Operações”.

Fundação Vanzolini | Arquivo Público do
Estado de São Paulo
| PRODESP | Secretaria de
Orçamento e Gestão
| Secretaria de Governo